Wikipedia

Resultados da pesquisa

01 setembro 2013

Chauvinismo Poético

Nós ou ou tempo? O que realmente está esgotando?
Minhas palavras soam tristes, eu sei.
Ao menos desprovidas de entusiasmo,
Em parte pessimistas, faltantes de alegria.
Na melhor das hipóteses, ardidas,
Rudes. Estranhas ou até complexas.
Desconexas, as vezes
Complicadas em prol da rima,
Rimadas para dar sentido...
...Ao que não tem sentido.
Mas nem sempre foi assim.
Também não sei bem como foi,
Só sei que era diferente
Pois tudo é sobre sentir,
E assim sou redundante uma vez mais,            
E nem tem como ser de outra forma
Pois tudo é cíclico, já diz o infinito.

É tudo sobre sentir...
Isso resume e explica,
Sem  dar muita explicação, é certo
Complicado sempre foi. Sempre fui.
Sabendo que o segredo é ser simples,
Não o sou, por quê sou assim.
Mas nem sempre fui. Nem tanto.
Ou menos, talvez. Mas era.
Pelo menos assim pensava,
Por que nem pensava!
Pois, como falar de água,
Se tudo é fogo?
Não se enche um copo cheio,
A menos que se esvazie antes.
Preciso derramar...
Pois é tudo sobre sentir.

É fácil falar de amor, de risos, de romance.
Difícil é falar a verdade.
Do frio, das dores, da inveja.
Da vida e da realidade (que não são a mesma coisa!)
Não que não sejam verdades, mas...
É verdade se não levo dentro?
Saber a verdade não faz diferença,
Se não a realizamos dentro de nós.
Esse é o desafio.
E quem sabe a verdade de verdade?
São tantas... E não são ao mesmo tempo.
No caso, só estou dizendo.
Se tenho dentro, já nem sei dizer...
Mais provável que não.
Se fosse diferente,
Bom, seria diferente.

Foi-se o tempo de divagar,
Mas tolo que sou, divago.
Os caminhos todos levam ao mesmo destino
Para quem está perdido,
E da verdade conheço a sombra.
Sem tê-la, à plagio,
Com palavras e discursos,
E versos e rimas e tudo.
Sem ter o que fazer,
Escrevo. Pois se voasse, voava.
E nesta prisão sem muros
Permaneço aprisionado a mim mesmo
Percebendo indiferente, mas afetado,
Os olhares atentos dos entendidos e desentendido,
Que a minha volta sequer reagem,
Ocupados que estão, vivendo...

(Anderson)

Nenhum comentário:

Postar um comentário